Deepjewel
"A Cidade Submersa"
Mas os poucos que viram esta cidade se deslumbraram com ruas pavimentadas de conchas, casas construídas de coral, plantações de algas das mais variadas e criadouros de mariscos e de outras criaturas submarinas que sejam deliciosas para o consumo.
Eles também têm uma vasta criação de cavalos aquáticos (a metade da frente parece um cavalo normal, com exceção da troca dos cascos por nadadeiras, e a parte de trás parecendo cauda de sereia), sendo estes cavalos os mais velozes dos mares de WorldZac.
Nessa cidade existe um castelo de muitas torres, e nele há um tipo de cofre secreto onde estão todos os objetos mágicos e tesouros que os aquafóbicos deixam cair na água através de acidentes e naufrágios.
Esclareça-se, aquafóbico é o nome que eles dão aos povos que vivem fora da água, porque eles não podem ficar muito tempo embaixo d’água sem morrer no processo, e os elfos-do-mar suspeitam que seja por que os aquafóbicos estejam amaldiçoados com uma espécie de “fobia d’água”.
Uma vez, um grupo de aventureiros (talvez com magias de respirar embaixo d’água) descobriu a localização dessa cidade e lendas sobre esse cofre cheio de tesouros. Apenas um retornou, e até hoje não consegue falar o que viu para ficar tão traumatizado pelo medo. As poucas coisas que se sabe é que esse cofre é protegido por um monstro gigantesco com tentáculos de polvo (provavelmente um kraken, mas o aventureiro não conseguiu explicar direito) que destrói qualquer um que tente se aproximar do tesouro.
Uma coisa que pouca gente sabe é que o que marca a posição do cofre é uma gigantesca estátua do deus Netuno (guardião dessa cidade e de todos os elfos-do-mar) segurando um tridente e batalhando contra um kraken de tamanho colossal; e existem boatos de quando os elfos-do-mar precisem de ajuda esse kraken de pedra irá se transformar em carne viva e acabará com o mal que aflige os filhos de Netuno (outro nome para os elfos-do-mar).
O idioma oficial dessa cidade é o Aquan (língua parecida com o élfico, porém impronunciável fora da água), e todos os seres aquáticos entendem essa língua. Nesta cidade também existem chaminés que saem do solo e soltam água quente, e muitos de seus moradores ficam por perto e dizem que essa água tem poderes sobrenaturais, mas nada nunca foi provado...
Recentemente foi aberto nos arredores dessa cidade um portal de onde saem seres nunca vistos antes naquela região, e nenhum dos magos da cidade quer assumir que abriu o portal. O rei dessa cidade, um pouco antes de sua morte, ordenou que os mestres da escola de magia de Deepjewel fechassem esse portal, mas nenhum deles conseguiu, pois ele foi feito com um tipo de energia caótica que transforma todas as magias executadas próximas a ele em magias diferentes.
O rei de Deepjewel morreu recentemente de velhice (ao menos aparentemente, afinal com os elfos sendo provavelmente imortais, morrer de velhice é uma coisa muitíssimo rara), e a cidade se encontra sob o governo do conselho real (grupo dos mais poderosos membros da sociedade, incluindo guerreiros e magos de altíssimo nível e os mais sábios sacerdotes de Netuno). Desse conselho sairá o novo rei da cidade, e esse grupo terá de escolher o mais indicado para tal entre eles. Como muitos deles anseiam por esse poder, começaram a haver conflitos entre os membros do conselho e ele se dividiu em várias facções, que estão tentando impor seu domínio.
Esse clima de instabilidade político-religiosa da cidade está deixando o caos dominar as ruas e os habitantes dessa cidade não sabem ao certo como lidar com isso, pois sempre foram extremamente estáveis. Alguns acha que essa disputa acabará levando Deepjewel à decadência, mas isso só o tempo dirá...